segunda-feira, 25 de julho de 2011

Major Miguel Ferreira – Uma Lição de Liberdade

Lançamento da segunda edição, revista e aumentada, do livro Major Miguel Ferreira – Uma Lição de Liberdade, de Artur Ferreira Coimbra, sexta-feira, dia 22, pelas 21h30 no Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe.

Fotografias de Manuel Meira

A sessão contou com a apresentação do percurso biográfico de Miguel Ferreira (1878-1961), pelo historiador e autor da obra Artur Ferreira Coimbra, destacando as suas facetas de activista político e militar durante a I República e de integrante da oposição democrática ao Estado Novo. Foram 50 anos de intensa vida pública, sensivelmente, entre 1910 e 1960, até praticamente o seu falecimento, que viria a ocorrer em 4 de Abril de 1961.


A sessão contou ainda com a contextualização do movimento de oposição ao Estado Novo “Democratas de Braga”, apresentada pelo investigador Artur Sá da Costa. Miguel Ferreira foi percursor deste movimento de luta contra o fascismo até ao 25 de Abril, depois de ter um activo papel político e militar durante a I República.

Nas palavras do historiador e autor do livro foi uma noite feliz, em torno da vida e da obra de um homem bom, íntegro, vertical, de carácter acima de qualquer suspeita, um republicano histórico, honrado lutador contra o fascismo, amante dos princípios da liberdade e da justiça social.


Passamos assim a ter ao dispor, para leitura e/ou investigação, numa segunda edição revista e aumentada, a vida e obra de um Republicano histórico.

Sem comentários:

Enviar um comentário